O formato de trabalho inerte na dinâmica online

Quando o profissional de Comunicação e Marketing é antenado e busca ficar atento às tendências do mercado, se depara com um ponto crucial: o formato inerte de grande parte das instituições.

Está cada vez mais difícil atrelar a criatividade e empreendedorismo das organizações com o antigo formato de trabalho quadrado, que exige o cumprimento de X horas diárias com horários bem definidos e desconexão com o mundo. Por vezes, até nos surpreende o espírito que permeia algumas empresas de que as metas não importam. Para algumas destas, o importante é que as regras sejam cumpridas: nada de internet nos computadores; chegar em ponto no horário de contrato e não ficar nem um pouco mais pós expediente; etc. É o formato máquina: ligar funcionários às 8h e desligar às 18h. Não importa se em um dia específico o colaborador está em um pico de produtividade e inspirado! Ele deve guardar suas ideias para o dia seguinte.

Para piorar o cenário, conforme cunhado poe Zygmunt Bauman, no mundo líquido, tudo muda a todo instante na dinâmica online. Seja a coração do dólar, seja a frequência de acessos a um site ou a taxa de cliques em um anúncio no Facebook. Acompanhando esse ritmo disruptivo, o aperfeiçoamento dos profissionais não pode mais ficar cronologicamente definido e determinado para horários fora de seu expediente. Em tempos de hangouts com profissionais de renome acontecendo durante horário comercial, as empresas que não permitem e estimulam que seus colaboradores se mantenham atualizados, seja através destes momentos online de troca de conhecimentos ou palestras e workshops com autoridades em algum assunto, permanecem engessadas em seu formato inerte. Não evoluem.

Os gestores precisam ampliar seu campo de visão e se aproveitarem da onda de compartilhamento de informação que caracteriza o conhecimento no século XXI, estimulando seus colaboradores a embarcarem nestas ações estratégicas. Além de boa parte destes eventos serem gratuitos ou de baixo custo, pausar as atividades em alguns minutos ou horas do expediente para pesquisas ou participação nestes eventos hoje pode ser a chave para uma solução mais fácil para um problema amanhã ou até mesmo para evitar uma crise.

Parafraseando o filme Na Natureza Selvagem (Into the Wild, 2007), o conhecimento só é real quando compartilhado. Logo, vamos compartilhar conhecimento e, logicamente, aproveitar o que já está compartilhado.

Compartilhe:
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com