Foca no Dia do Abraço

Como já diz o dicionário Michaelis, o ato de abraçar é uma demonstração de igualdade. Admitir o outro, unindo-se a ele.

a.bra.çar
vtd e vpr 1 Apertar(-se), cingir(-se) com os braços
vtd 2 Cercar, rodear
vtd 3 Admitir, adotar, seguir
vtd e vpr Juntar(-se), unir(-se)
vtd 7 Admitir sem repugnância, receber bem

Quem na vida nunca abraçou ou sequer fora abraçado? Notícias deste ser, não há. Segundo Valdeir Almeida,

É a ele que recorremos para demonstrar felicidade na comemoração de uma conquista ou na celebração de uma data importante. É esse calor humano que utilizamos para consolar quem sofreu alguma perda. Além disso, através do abraço manifestamos alegria por ter reencontrado pessoas que são importantes para nós (mesmo quando tal reencontro é cotidiano e diuturno).
Por fim, o abraço é intrínseco a todos os relacionamentos interpessoais. Através dele, o ser humano lembra que é essencialmente social e, portanto, não está condicionado a viver na solidão.

A poesia emana de um abraço (leia Amplexo, no Obvious), que começa pelo encostar de duas batidas cardíacas, e pode ser uma demonstração de carinho fraterno (como um abraço entre amigos com o famoso tapinha nas costas), ou um afeto romântico (tal qual o abraço entre amantes que se prolonga o máximo possível e cujas as mãos não se contentam com as costas alheias), ou ainda uma certificação do amor supremo (como pais e esmagam seus filhos entre os braços). Também pode o transbordamento da alegria, seja da vitória do seu time do coração ou de uma conquista particular. E como não citar o abraço complacente e piedoso com o qual confortamos aqueles que estão em alguma situação difícil, como a perda de um ente querido?

Percebam o abraço: um bom abraço.
Como os corações se aproximam, os rostos; o calor um doutro, um noutro.
Reverberação cutânea, respiração respirada, toque anímico, enlaçamento carne-alma.
 — trecho de Amplexo da Criação, Weslley M. Almeida.

Abraçar é demonstrar a importância do outro. Não se abraça aquilo/aquele que nos causa repulsa. Abraço é sinônimo de aceitação e consideração. Para comemorar esse 22 de Maio, dia do Abraço, não poupe abraço! Foca no abraço.

Mais motivos para abraçar:

Compartilhe:
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com