Post – Texto sobre entrevista de trabalho

O texto abaixo foi produzido para a Rock Content como candidatura à redator para a especialidade “Recursos Humanos e Comunicação Interna”.

Ver briefing!

5 dicas sobre como conduzir uma entrevista

Quanto sua empresa economizaria se os esforços de seleção e recrutamento fossem melhor direcionados? Será que a execução de um bom processo seletivo para a contratação de novos colaboradores não resultaria em um índice de rotatividade menor e no maior engajamento dos novos integrantes da equipe? Estas reflexões levaram nossa equipe a estudar alguns processos de seleção de talentos e elaborar algumas dicas fundamentais para a condução de uma boa entrevista de candidatos.

Entenda e planeje!

Um dos grandes erros dos profissionais de seleção é não entender as necessidades da empresa e da equipe que demanda determinada vaga. É de suma importância entender a cultura da organização e as reais necessidades que o futuro novo colaborador precisará suprir. Para isso, é muito importante alinhar com o gestor que solicita uma vaga para projetar o perfil de um candidato ideal para a mesma. Entender a dinâmica da equipe, assim como o perfil do gestor dela, é tão importante quanto perceber a cultura organizacional. Apesar de delicados, temas como religião, política e esporte podem ser norteadores na escolha de um novo colaborador, pois é sabido como é humanamente impossível separar totalmente a vida profissional da vida pessoal.

Deixe o candidato à vontade!

Quem não se lembra da tensão durante as entrevistas que já participou como candidato? Quando o entrevistado se encontra em uma situação de alto grau de estresse, é bem provável que ele não responda bem à entrevista e corra o risco de não mostrar seu potencial. Por isso, é interessante manter o candidato à vontade para que seja possível conhecê-lo bem e extrair o máximo possível de seu potencial. Sorrisos sinceros e um bate papo mais descontraído sempre ajudam.

Vá além das características técnicas!

Toda vaga aberta é baseada em um job description. Esse detalhamento das atividades que o novo colaborador precisará executar ajuda o recrutador a definir, principalmente, o perfil técnico do candidato. Mas, cabe reforçar que a seleção é para um ser humano e não para uma máquina. Logo, é preciso entender melhor a pessoa que participa de uma entrevista de emprego. A melhor forma é através de uma auto apresentação, que pode ser tanto oral ou até mesmo através de uma redação, se o cargo ao qual o profissional está se candidatando não exigir bom traquejo verbal. Procure entender como são as relações sóciais do candidato através de suas práticas de lazer, do seu relacionamento com a família e de seus interesses extra profissionais. E mantenha-se atento à linguagem corporal expressada pelo entrevistado! Conforme é apresentado na série americana Lie to Me, mesmo durante uma entrevista curta, é possível delinear o tipo de pessoa com quem estamos conversando.

Seja claro e comedido!

Quando a comunicação entre duas pessoas falha, fazendo com que elas não se entendam, é bem mais provável que o erro tenha sido do emissor, o entrevistador que emite determinada informação, que do receptor, o entrevistado que recebe a informação. Por isso, se fazer entender prezando pela clareza e estruturando bem as questões a serem feitas, evitando perguntas muito extensas ou demasiadamente curtas e abertas, são fatores que direcionam a entrevista para o sucesso. Seja comedido também no tempo de espera e na duração da entrevista, afinal, tempo é dinheiro e você não estará só gastando o do futuro colaborador mas poderá estar desperdiçando o seu.

Faça perguntas chaves!

Segundo a Forbes, uma das publicações mais influentes dos Estados Unidos, perguntas assertivas e bem direcionadas como “Você se preparou para esta entrevista?”, “Quais seus planos para daqui a cinco anos?” ou “O que você achou de nossa entrevista?” costumam ser difíceis de responder. Perguntas como estas ajudam a entender melhor o candidato e podem quebrar formatos batidos de processos de seleção para os quais os entrevistados previamente se preparam.

Como pode-se perceber, conhecer a fundo os participantes dos processos seletivos é importante para o futuro sucesso da equipe. Esta análise pode e deve estrapolar o momento da entrevista, conforme já é comum em muitas empresas a análise das redes sociais dos candidatos. Por isso, a Rock RH criou uma plataforma que cruza informações de geolocalização e perfil profissional, entre outros dados, para retornar as melhores combinações candidato x vaga, de forma que os processos seletivos sejam mais assertivos e deem melhores retornos à sua empresa. Acesse www.sitedocliente.com.br e saiba com detalhes como funciona esta poderosa ferramenta que pode te ajudar em seus recrutamentos.

 

 

Briefing

Seu texto deve conter um mínimo de 500 palavras. A estrutura é: introdução, desenvolvimento com inter títulos, conclusão e CTA.

Título do artigo
5 dicas sobre como conduzir uma entrevista

Pitch do artigo
Dar dicas para uma entrevista certeira e eficaz.

Observações
O artigo deve conter no mínimo 500 palavras. Não é necessário acrescentar imagens.

Informações sobre o Cliente
Rock RH
Site: www.sitedocliente.com.br
Blog: www.blog.sitedocliente.com.br

A Rock RH é uma plataforma de empregos que ajuda profissionais a encontrarem vagas de operação e baixa gerência de forma eficiente, fácil e acessível. Atualmente muitos profissionais não tem acesso à boas vagas apenas por assimetria de informação. A Rock RH usa dados de geolocalização, perfis profissionais, entre outros, para fazer o match entre o candidato e a empresa mais adequada, facilitando o recrutamento e reduzindo o turnover.

Objetivos
Fortalecer o nome da empresa no mercado e educar e evangelizar seu público

Personas
Recrutadores e gestores de RH.

Linguagem
Os textos dispensam excesso de formalidade mas não aceitam gírias e contrações. É importante usar o vocabulário correto. Nomes incomuns devem ser explicados. Os exemplos devem ser facilmente aplicados na prática.

 

Compartilhe:

One thought on “Post – Texto sobre entrevista de trabalho

Comments are closed.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com