Post – Texto sobre carreira

O texto abaixo foi produzido para a Rock Content como candidatura à redator para a especialidade “Carreira”.

Ver briefing!

Vale a pena mudar de cidade por um emprego?

“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas aquele que melhor se adapta às mudanças”. Muitos dão a autoria dessa frase à Charles Darwin, um naturalista britânico que pregou a teoria da evolução da vida na Terra. Mas, independentemente de quem tenha a dito, em tempos nos quais tudo muda a todo tempo, em que a cada dia é lançada uma nova tecnologia, só quem é capaz de incorporar essas novidades e se adaptar às mudanças da sociedade é que sobrevive. E você pode estar se perguntando agora “o que isso tem a ver com minha carreira?”. Muito simples: nessa era tecnológica, as distâncias são encurtadas e o cidadão deixou de ser um agente local para ser cidadão global.

Devido à internet, é possível “estar” na sua cidade vizinha ou no outro lado do mundo. Contudo, as relações humanas, tanto sociais como de trabalho, ainda estão em processo de transição. Assim, ainda precisamos de contato físico para desenvolver muitas atividades, como, por exemplo, um alto executivo que precisa estar de corpo e alma em uma importante negociação com gestores de diferentes gerações e culturas. Por outro lado, há profissões regionalizadas e que comumente oferecem boas oportunidades de emprego em determinadas locais e ruins em outros.

Mas vale a pena se mudar para trabalhar?

Há que se avaliar todas as dimensões da oportunidade: estado emocional, situação familiar, análise setorial e projeções de desenvolvimento profissional. É importante não ter medo de mudanças, sejam do tipo que forem. Mas, pensando em extremos, obviamente pode ser tortuoso se mudar de cidade se um familiar estiver passando por dificuldades de saúde ou se você acabou de ter um filho e não puder levá-lo consigo. Fugindo dos extremos, você precisa analisar algumas questões para tomar uma boa decisão.

A oportunidade

Avalie o salário, a experiência que adquirirá e a projeção profissional. Estude a proposta e tente responder as questões abaixo:

  • Qual o salário oferecido?
  • Há plano de carreira na empresa ou oportunidade de crescimento?
  • No que esta oportunidade irá agregar à minha experiência profissional?
  • Quais os benefícios que a empresa oferece?
  • Qual a reputação da empresa?

Distância dos familiares

Caso sua família seja grande e não vá se mudar ou se tem grandes amigos onde mora, é preciso fazer ponderações mais pessoais sobre a distância. Avalie as questões abaixo:

  • A cidade de destino é muito longe?
  • Eu poderia regressar à minha cidade alguns finais de semana para rever familiares e amigos?
  • Qual seriam os custos médios para regressar esporadicamente à minha cidade de origem?

 Conhecer a cidade

Quando você topa uma mudança, por qual motivo que seja, você poderá estar se propondo a alterações drásticas em sua rotina. Por exemplo, há profissionais que recusam ofertas de trabalho em outras cidades que não são litorâneas. Reflita sobre as seguintes questões:

  • Quais são os índices de violência e de qualidade de vida na cidade de destino?
  • Como é a estrutura da cidade (trânsito, opções de cultura, lazer, educação)?
  • Qual o custo de vida?

Se as respostas à maior parte dessas questões não forem satisfatórias para você, talvez não esteja na hora de uma mudança de cidade por causa de emprego ou você precise fazer uma avaliação mais profunda. Entre para o nosso banco de talentos e receba outras dicas e as melhores oportunidades de crescimento profissional para seu perfil: Rock Content Empregos.

 

Briefing

Leia as informações e o briefing do cliente e crie um blog post de acordo eles. Se atenha à elas e não fuja da pauta! Seu texto deve conter um mínimo de 500 palavras. A estrutura é: introdução,desenvolvimento com inter títulos, conclusão e CTA.

Título do artigo
Vale a pena mudar de cidade por um emprego?

Pitch do artigo
Falar que é importante pensar e pesar as oportunidades, avaliando bem as condições. O candidato deve levar a distância física, o afastamento da família, a adaptação e outros fatores em consideração.

Observações
O artigo deve conter no mínimo 500 palavras. Não toleramos plágio, só trabalhamos com conteúdo original. Não é necessário acrescentar imagens.

Informações sobre o Cliente
Rock Content Empregos
Site: www.sitedocliente.com.br
Blog: www.blog.sitedocliente.com.br

Sobre o cliente
A Rock Content Empregos é uma plataforma de empregos que ajuda profissionais a encontrarem vagas de operação e baixa gerência de forma eficiente, fácil e acessível. Atualmente muitos profissionais não têm acesso a boas vagas apenas por assimetria de informação. A Rock Content Empregos usa dados de geolocalização, perfis profissionais, entre outros, para fazer o match entre o candidato e a empresa mais adequada, facilitando o recrutamento e reduzindo o turnover.

Objetivos
Fortalecer o nome da empresa no mercado e educar e evangelizar seu público.

Personas
Profissionais de classes C, D e E buscando oportunidades no mercado de trabalho

Linguagem
Os textos dispensam excesso de formalidade mas não aceitam gírias e contrações. É importante usar o vocabulário correto. Nomes incomuns devem ser explicados. Os exemplos devem ser facilmente aplicados na prática.

Compartilhe:
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com