Foram feitos dois testes deste formato, apresentando personalidades diferentes em cada um deles.
Embora ambos afirmem se tratar de teste MBTI, a aplicação dos questionários foi feita de forma diferente.
A Soar apresentou questões incompletas com duas opções de complementação, nem sempre opostas. Já no site 16 Personalities, foram apresentadas com respostas em escala de 7 níveis, do Concordo ao Discordo.
Apesar dos resultados diferentes, com uma personalidade do grupo Analista (O Cientista – INTJ) e outra do grupo Guardião (O Logístico – ISTJ), me identifiquei com ambas.
Soar Desenvolvimento Humano
Segundo o teste feito por este link, meu perfil comportamental foi apontado como:
Perfil Cientista (INTJ)
Pesquisas mostram que cerca de 2,1% das pessoas nos Estados Unidos são Cientistas. Eles confiam e utilizam a análise lógica para ajudá-los a resolver um problema ou melhorar um sistema. Eles são orientados para o futuro. Geralmente gostam de criar e trabalhar com modelos complexos e utilizar um pensamento sistêmico. Eles gostam de trabalhar e concluir projetos longos.
Características naturais dos Cientistas
Criar teorias e testar ideias: Cientistas gostam de criar novas teorias ou ideias por meio da análise lógica. Ciência, matemática e medicina são exemplos de áreas que podem interessar a eles. São pensadores independentes e cuidadosos tomadores de decisão. Uma vez que as suas decisões e os prazos estão definidos, eles gostam executar seu plano no prazo. Eles olham uma nova informação de diferentes formas, testam suas limitações e definem se é algo útil. Eles questionam tudo e descartarão informações nas quais não acreditam. Quando uma ideia é apresentada a eles, eles vão criticá-la, em vez de simplesmente aceitá-la. No entanto, não importa o quão crítico eles parecem, internamente são abertos e dispostos a considerar qualquer ideia.
Resolver problemas complexos: para os Cientistas é fundamental encontrar aplicações reais para as suas ideias. Eles gostam de trabalhos que os obriga a resolver problemas complexos e desafiadores, e geralmente gostam de todos os componentes da solução de problemas: conceituar, testar e implementar soluções. Eles abominam ineficiência e trabalham para melhorar os processos e eliminar gargalos. Eles se desmotivam se não tiverem um problema para resolver, um sistema para melhorar ou um objetivo para alcançar. Eles gostam de controlar o mundo ao seu redor. Seu planejamento mental é intenso e complexo. Eles pensam em contingências e têm planos de backup para suas ações.
Implementar planos: depois de terem esboçado mentalmente um processo do início ao fim, eles gostam de organizar os recursos para implementar seu plano. Eles precisam de tempo para trabalhar sozinho ao conceituar ideias e gostam de ter um ambiente de trabalho calmo onde possam se concentrar. Gostam de desenhar ou criar fluxogramas para os seus planos. Embora geralmente não são sequenciais, eles precisam ver o fluxo lógico de um processo. Trabalhar com desenvolvimento de software, análise de sistemas ou ajudando a desenvolver um sistema de telecomunicações são exemplos de tipos de trabalho que lhes permitem projetar e planejar desta forma lógica.
Pontos fortes
- Forte autoconfiança;
- Pensamento rápido;
- Versatilidade;
- Independência;
- Segurança;
- Dedicação;
- Determinação;
- Imaginativo;
- Estratégico.
- Honestidade;
- Direto;
- Mente aberta.
Pontos a desenvolver
- Arrogância;
- Perfeccionismo;
- Analisa muito tudo;
- Gosta de julgar;
- Pode ser insensível;
- Detesta ambientes altamente estruturados.
16 Personalities
Segundo o teste feito por este link, meu perfil comportamental foi apontado como:
Personalidade “Logístico”
Acredita-se que o tipo de personalidade Logística é o mais abundante, constituindo cerca de 13% da população. Pessoas com este tipo de personalidade gostam de assumir a responsabilidade por suas ações e se orgulham do trabalho que fazem – ao trabalharem em direção a um objetivo, os Logísticos usam de todo o seu tempo e energia para completar cada tarefa relevante com precisão e paciência.
Os Logísticos não fazem muitas suposições, preferindo analisar seus arredores, verificar seus fatos e chegar a decisões práticas de ação. As personalidades Logísticas não gostam de besteiras e, quando tomam uma decisão, transmitirão os fatos necessários para atingir seu objetivo, esperando que os outros compreendam a situação imediatamente e tomem medidas. Os Logísticos têm pouca tolerância para a indecisão, mas perdem a paciência ainda mais rapidamente se o caminho escolhido é desafiado com teorias impraticáveis, especialmente se ignoram detalhes chaves – se os desafios acabam em debates demorados, as pessoas com o tipo de personalidade Logística podem ficar visivelmente irritados uma vez que o prazo limite está se aproximando.
Quando os Logísticos dizem que irão completar algo, eles o fazem, cumprindo suas obrigações e não importa o custo pessoal, eles ficam perplexos com as pessoas que não cumprem a sua palavra no que diz respeito. A combinação da preguiça e da desonestidade é o jeito mais rápido de não se dar bem com o Logístico. Consequentemente, as pessoas com o tipo de personalidade Logística muitas vezes preferem trabalhar sozinhas, ou pelo menos ter a sua autoridade claramente estabelecida pela hierarquia, onde podem definir e atingir seus objetivos sem ter que debater ou se preocupar com a confiabilidade de outros.
As personalidades logísticas têm mentes afiadas, baseadas em fatos, e preferem autonomia e autosuficiência do que ter que depender em alguém ou em algo. Depender nos outros é muitas vezes visto pelos Logísticos como uma fraqueza, e sua paixão pelo dever, confiabilidade e impecável integridade pessoal proíbem eles de caírem em tal armadilha.
Esse senso de integridade pessoal é fundamental para os Logísticos, e vai além de suas próprias mentes. As personalidades logísticas aderem às regras e diretrizes estabelecidas, independentemente do custo, relatando seus próprios erros e dizendo a verdade mesmo quando as consequências possam ser desastrosas. Para os Logísticos a honestidade é muito mais importante do que considerações emocionais, e sua abordagem contundente pode deixar os outros com uma falsa impressão de que os Logísticos são frios, ou mesmo como robôs. As pessoas com este tipo de personalidade muitas vezes lutam para expressar emoção ou afeição exteriormente, mas a sugestão de que eles não sentem, ou pior ainda, não têm nenhuma empatia, é profundamente ofensivo.
A dedicação dos Logísticos é uma qualidade excelente, permitindo que estas personalidades realizem muito, mas é também uma fraqueza dos quais os indivíduos menos escrupulosos se aproveitam. Os Logísticos procuram estabilidade e segurança, considerando que é seu dever que tudo corra bem, e eles podem achar que seus colegas de trabalho e outros significativos passarão suas responsabilidades para eles, assumindo que eles vão sempre fazê-los. As pessoas com a personalidade Logística tendem a guardar as suas opiniões e deixam os fatos falarem, mas pode demorar muito antes que uma evidência observável mostre toda a história.
Os Logísticos precisam se lembrar de cuidar de si mesmos – sua teimosa dedicação à estabilidade e eficiência pode comprometer esses objetivos ao longo prazo, uma vez que os outros se inclinam cada vez mais sobre eles, criando uma tensão emocional que pode não ser expressado por muitos anos, e finalmente explodindo depois que é tarde demais para consertar. Se essas personalidades podem encontrar colegas de trabalho e cônjuges que realmente apreciam e complementam suas qualidades, que apreciam o brilho, clareza e confiabilidade que eles oferecem, os Logísticos acharão que seu papel estabilizador é tremendamente satisfatório, sabendo que eles fazem parte de um sistema que Funciona.
Pontos fortes da logística
- Honesto e direto: integridade é o coração do tipo de personalidade Logística. Manipulação emocional, jogos mentais e mentiras tranquilizadoras são contrárias à preferência dos logísticos em administrar a realidade das situações que encontram com honestidade pura e simples.
- Força de vontade e dever: os logísticos incorporam essa integridade em suas ações também, trabalhando duro e mantendo o foco em seus objetivos. Pacientes e determinadas, pessoas com o tipo de personalidade logística cumprem suas obrigações, ponto final.
- Muito responsável: a palavra dos logísticos é uma promessa, e uma promessa significa tudo. Os logísticos preferem correr para o chão com dias extras e perder o sono do que deixar de entregar os resultados que eles disseram que iriam. A lealdade é um forte sentimento para as personalidades logísticas e elas cumprem seus deveres com as pessoas e organizações com as quais se comprometeram.
- Calma e prática: nenhuma de suas promessas significaria muito se os logísticos perdessem o ânimo e quebrassem a cada sinal de dificuldade – eles mantêm os pés no chão e tomam decisões claras e racionais. As preferências das pessoas são um fator a ser considerado nesse processo, e os logísticos trabalham para fazer o melhor uso das qualidades individuais, mas essas decisões são tomadas com mais eficácia em mente do que empatia. O mesmo se aplica às críticas, para os outros e para si mesmos.
- Criar e aplicar ordem: o objetivo principal de qualquer logístico é ser eficaz no que eles escolheram fazer e acreditam que isso é realizado melhor quando todos os envolvidos sabem exatamente o que está acontecendo e por quê. Diretrizes pouco claras e pessoas que violam regras estabelecidas minam esse esforço e raramente são toleradas pelos logísticos. Estrutura e regras promovem a confiabilidade; o caos cria contratempos imprevistos e prazos perdidos.
- Valete-de-todo-comércio: assim como os tipos de personalidade de analistas, os logísticos são orgulhosos repositórios de conhecimento, embora a ênfase esteja mais em fatos e estatísticas do que em conceitos e princípios subjacentes. Isso permite que os logísticos se apliquem a uma variedade de situações, captando e aplicando novos dados e apreendendo os detalhes de situações desafiadoras, como é óbvio.
Fraquezas logísticas
- Teimoso: os fatos são os fatos, e os logísticos tendem a resistir a qualquer nova ideia que não seja apoiada por eles. Esse processo de tomada de decisão factual também dificulta as pessoas com o tipo de personalidade logística aceitarem que estavam erradas sobre algo – mas qualquer um pode perder um detalhe, até eles.
- Insensíveis: embora não sejam intencionalmente severos, os logísticos costumam magoar os sentimentos dos tipos mais sensíveis pelo simples mantra de que a honestidade é a melhor política. As personalidades logísticas podem levar as emoções em consideração, mas na verdade apenas até o ponto de determinar a maneira mais eficaz de dizer o que precisa ser dito.
- Sempre de acordo com o livro: os logísticos acreditam que as coisas funcionam melhor com regras claramente definidas, mas isso as deixa relutantes em adulterar essas regras ou experimentar coisas novas, mesmo quando a desvantagem é mínima. Ambientes verdadeiramente não estruturados deixam os logísticos praticamente paralisados.
- Julgamento: opiniões são opiniões e fatos são fatos, e é pouco provável que os logísticos respeitem as pessoas que discordam desses fatos, ou especialmente aqueles que permanecem intencionalmente ignorantes deles.
- Muitas vezes, irracionalmente, se culpam: tudo isso pode ser combinado para fazer os logísticos acreditarem que são os únicos que podem ver os projetos de maneira confiável. À medida que se carregam de trabalho e responsabilidades extras, afastando boas intenções e idéias úteis, os logísticos, mais cedo ou mais tarde, atingem um ponto de inflexão onde simplesmente não conseguem cumprir. Desde que eles assumiram a responsabilidade por si mesmos, os logísticos acreditam que a responsabilidade pelo fracasso é deles.
Planos da Carreira
Embora muitos tipos de personalidade possam se sentir confortáveis com o trabalho flexível como consultores e proprietários únicos, os logísticos estão muito mais focados na construção de carreiras estáveis a longo prazo. Isso não quer dizer que os logísticos não possam fazer esse tipo de trabalho – muitos se acham pensando no que há do outro lado daquelas paredes cúbicas – mas o que eles desejam é confiabilidade, e isso se reflete em sua escolha de trabalho, talvez mais do que em qualquer outra parte de suas vidas.
Não tem outra visão senão promover o bem público
Os fatos apóiam isso, pois as carreiras mais comuns entre pessoas com o tipo de personalidade logística giram em torno de instituições de tradição, autoridade, segurança e consistência estabelecidas. Carreiras como oficiais militares, advogados, juízes, policiais e detetives são todos muito populares entre os logísticos. Isso faz sentido, pois eles não apenas oferecem a estabilidade que os logísticos buscam, mas estão alinhados com seus princípios e conservadorismo, estabelecendo papéis sociais claros.
Logísticos, é claro, não se limitam a essas organizações – existem muitas outras funções que utilizam sua confiabilidade, objetividade e olhos afiados. Quando fatos e lógica estão fora de lugar, as personalidades da Logística aparecem como contadores, auditores, analistas de dados, gerentes financeiros, administradores de negócios e até médicos que identificam, relatam e corrigem os problemas em questão.
A maioria dessas carreiras tem logísticos trabalhando sozinhos, o que geralmente é a sua preferência, mas quando as equipes são necessárias, elas são melhor definidas por papéis, responsabilidades e ambientes de trabalho claramente delineados.Nada é tão desafiador para os logísticos quanto os debates em andamento sobre quem é responsável pelo quê, resultando em um trabalho mal montado – ou pior, incompleto.
Os logísticos têm opiniões fortes sobre como as coisas devem ser feitas e, se as coisas são embaralhadas com muita frequência, pessoas com esse tipo de personalidade podem se surpreender com sua oposição. É importante que os logísticos se lembrem de que mesmo as carreiras mais tradicionais e estáveis podem e precisam mudar com o passar do tempo. É muito melhor aceitar isso com graça do que desenvolver a reputação de ser inimigo de novas idéias.
Hábitos no local de trabalho
No que diz respeito ao local de trabalho, os logísticos são quase um estereótipo para o empregado clássico, trabalhador e obediente. Em todas as posições, o tipo de personalidade logística procura estrutura, regras claramente definidas e respeito pela autoridade e hierarquia. As responsabilidades não são um fardo para os logísticos, são a confiança depositada neles, uma oportunidade de provar mais uma vez que são a pessoa certa para o trabalho.
Por outro lado, a mudança que ocorre ao assumir essas novas responsabilidades, ou na perda de responsabilidades antigas, costuma ser uma luta significativa para os logísticos. Isso se apresenta de maneira diferente em diferentes posições de autoridade, mas é um dos desafios mais significativos dos logísticos a serem superados. A insensibilidade usual comum a todos os tipos de Pensamento (T) também é um tema corrente, algo que muitas pessoas com o tipo de personalidade logística optam por focar em seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Subordinados logísticos
Os logísticos anseiam por responsabilidades, o que os torna subordinados em busca de probabilidades, fins e projetos impopulares. Muitas vezes vistas como valetes de todos os negócios, as personalidades da Logística podem enfrentar com competência qualquer projeto que acompanha um manual.
À parte a obstinação deles, ou talvez por causa disso, os logísticos são possivelmente um dos subordinados mais produtivos – eles respeitam a autoridade e a hierarquia e não têm problemas em seguir ordens e instruções. É pouco provável que a pontualidade seja um problema, seja em termos de comparecimento ao trabalho a tempo ou em termos de cumprimento dos prazos do projeto.
Embora os logísticos possam precisar de etapas claramente definidas e responsabilidades bem definidas, eles são excepcionalmente leais, dedicados, meticulosos e pacientes na conclusão de seu trabalho.
Colegas de Logística
Entre os colegas, não se pode confiar mais em ninguém para garantir que os projetos sejam concluídos no prazo e pelo prazo do que os logísticos. Silenciosas e metódicas, pessoas com o tipo de personalidade logística mantêm a calma quando as coisas ficam difíceis, mas esperam que seus colegas compartilhem sua abordagem. Tipos significativamente diferentes, especialmente os mais emocionais, confundem os logísticos com a necessidade de apoio emocional e abertura, ou a capacidade de deixar cair algo pela metade. Para os logísticos, algo foi feito corretamente ou errado, e revesti-lo com açúcar ou ir embora não vai consertá-lo.
Conclusão
Poucos tipos de personalidade são tão práticos e dedicados quanto os logísticos. Conhecidos por sua confiabilidade e trabalho duro, os logísticos são bons em criar e manter um ambiente seguro e estável para eles e seus entes queridos. A dedicação dos logísticos é inestimável em muitas áreas, incluindo seu próprio crescimento pessoal.
No entanto, os logísticos podem ser facilmente tropeçados em áreas onde sua abordagem prática e metódica é mais um passivo do que um ativo. Seja encontrando (ou mantendo) um parceiro, aprendendo a relaxar ou improvisar, alcançando alturas deslumbrantes na carreira ou gerenciando sua carga de trabalho, os logísticos precisam fazer um esforço consciente para desenvolver seus traços mais fracos e habilidades adicionais.