Curso Customer Analytics

Buscando expandir os conhecimentos de análises de dados, cursei o Customer Analytics (Análises do Cliente), da The Wharton On-line (University of Pennsylvania), no Coursera.

Neste curso, quatro dos principais professores de marketing da Wharton fornecerão uma visão geral das principais áreas de análise de clientes: análise descritiva, análise preditiva, análise prescritiva e sua aplicação a práticas de negócios do mundo real, incluindo Amazon, Google e Starbucks, para citar alguns. Este curso fornece uma visão geral do campo da análise para que o aluno possa tomar decisões de negócios informadas.
— Coursera

Certificado do curso Customer Analytics, da The Wharton On-line, no Coursera.

O curso Customer Analytics da The Wharton On-line aborda os tipos de análise de dados na era do big data.

Dentre os tipos de análise de dados abordadas no curso, estão:

  • análise descritiva: processo de coleta de dados para tentar mapear padrões dos consumidores por meio do entendimento dos dados;
  • análise preditiva: definição do comportamento dos consumidores agrupados na análise descritiva com objetivo de prever ações deles;
  • análise prescritiva: processo de gerar recomendações com base na análise preditiva para influenciar comportamentos dos consumidores.

Além dos tipos de análise, o curso Customer Analytics relacionou os diferentes tipos de análises descritivas: pesquisa exploratória; pesquisa descritiva e pesquisa casual.

Para que essas pesquisas gerem bons dados para as análises citadas, é preciso que sejam feitas as perguntas certas, das diferentes categorias:

  • detalhadas: por meio de parametrização “bom” ou “ruim”;
  • comparativas: que sugerem uma comparação para reduzir ruídos;
  • classificação: definem o peso de cada opção em comparações;
  • comparação emparelhada: identificam preferências por meio de comparação direta;
  • escala likert: extraem dados de forma mais simples e direta;
  • escala contínua: permite determinar uma referência relativa.

Por fim, o curso apresenta a importância da análise de negócios com foco em Marketing, que é possível por meio de dados, tecnologia de compilação e conhecimentos de estatística.

Faça o curso de Customer Analytics da The Wharton On-line no Coursera.

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